terça-feira, 29 de maio de 2012

Contando Histórias

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue (contador de histórias)?
Romanos 10:14

Compartilhar a palavra de Deus com as crianças é um maravilhoso dom e pode ser uma tremenda benção. Porém com cada dom vem a responsabilidade de usar esse dom no melhor de sua abilidade. Concidere esses pontos quando você for se preparar pra contar histórias bíblicas.

·         Estude a história. Deus quer que você ensine suas crianças doq ue Ele já ensinou a você e transborda em seu coração. Deus quer te ensinar algo novo cada vez que você a bre a Bíblia. Para um melhor preparo para cotnar histórias bíblicas você deve estar disposto a estudar a passagem bíblica e descobrir algo novo que Ele tem para sua vida. Tome tempo para ouvir a voz dEle.
·         Use suas próprias palavras. Faça a história agradável usando palavras que sejam confortáveis. Crianças sentem quando você está apenas lendo de uma página. A melhor história é aquela contada com o coração e não lida de um livro.
·         Abra sua Bíblia. Histórias bíblicas são contadas da Bíblia, não do livro do professor. Tenha cuidado em sempre enfatisar de que a história que você está contando vem do livro de Deus, a Bíblia, mesmo que você tenha suas anotações, sempre abra a Bíblia na passagem da onde sua história vem.
·         Lembre-se da sua audiência. No melhor da sua abilidade conte a história tendo em mente a idade das criancas, com palavras adequadas para a idade. Não perca sua audiência com palavras sofisticadas que não serão entendidas.
·         A frase de abertura. A frase com qual você começa e termina uma história é extremamente importante. Pode ser o sucesso ou fracaso de um contador de história. Memorize a primeira e a última frase da história bíblica, assim você estará concentrado e conectado com sua audiência.
·         Conte a história pra você mesmo. A prática traz a perfeição. Pratique contando a história pra você mesmo, conte olhando no espelho assim você verá o que as crianças verão. Conte a história pra seus amigos, conte bem alto quando você estiver dirigindo. Você se sentirá mais confortável com a história quanto mais você praticá-la.
·         Usar emoções pode ajudar. Não tenha medo de subir ou baixar seu tom de voz para enfatizar  ou expressar entusiasmo. Falar  baixinho ou gritar quando é apropriado tráz a criança pra dentro da história.  
·         Olho no olho. Contato olho no olho faz com que as crianças se conectem com você e com a história.
·         Deixe sua imaginação contar a história. Somente use objetos quando for mandatório pela história. Normalmente as crianças lembram dos objetos que foram usados, mas se esquecem da relevância desse objeto pra história. Use sua imaginação e encoraje as criancas a usarem a delas, assim elas criarão imagens que personalizarão a história.
·         Jogue um nome. A melhor maneira de chamar a atenção de uma criança que está se desviando da história é acrescentar o nome dela na história como: ... e então Juliana...
·         Deus está no controle. Como você ama as meninas e meninos que você ensina e quer que eles tenham uma experiência memorável da história bíblia. Muito mais o Senhor quer que eles escutem sobre a palavra dEle, a entendam e a pratiquem. Ore e peça o poder dEle pra compartilhar a Palavra poderosa dEle.

A próxima vez que você for contar uma história bíblica para as crianças tome somente um minuto para considerar Romanos 10:14. Quando você está contando histórias bíblicas você está dando fundamento para crentes em Jesus Cristo. Você é o pregador para eles naquele momento. Você está entregando a mensagem de mudança de vida, para jovens corações moldáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário